11/07/2018

Os nossos italianos são mais criativos que os italianos dos outros

Os nossos italianos são mais criativos que os italianos dos outros

Uma antiga e muito bem sucedida série de campanhas publicitárias da marca Semp Toshiba utilizava o slogan “os nossos japoneses são mais criativos que os japoneses dos outros”, com estórias que mostravam as vantagens da combinação entre o estilo japonês e o jeito de ser brasileiro, justamente a união da Semp, brasileira, com a Toshiba, japonesa.

Pois esta boa ideia pode ser estendida aos nossos imigrantes italianos, especialmente os radicados na região sul do país e que vieram lá pela segunda metade do século dezenove. Com o passar do tempo e às adaptações ao seu novo mundo, eles foram desenvolvendo um idioma próprio a partir do dialeto vêneto, origem da língua materna da maioria, e hoje oficializaram esta nova maneira de falar como o idioma mais difundido no Brasil depois do português: o talian.

Quem tiver a oportunidade de passar um fim de semana em Serafina Correa ou em outras cidades da região, por certo vai ouvir muito o Talian em lugares diversos, mais por pessoas mais velhas do que jovens. O Talian ganhou várias palavras derivadas do português e desta forma se diferenciou bastante do vêneto original, passando a ser uma nova língua. As escolas municipais de Serafina Correa colocaram o Talian na sua grade de ensino escolar, esta iniciativa é fundamental para preservar o futuro do idioma através das novas gerações.

Como diria um criativo descendente local de italianos, perguntado se acha difícil de aprender o talian:

Fàcile come el ovo de Colombo!

Entre em contato